Galeria
A estratificação do solo para aterramento é de grande valia para a realização de diversas obras no ramo elétrico, pois através de um estudo geofísico adequado, é possível escolher o melhor local de aterramento para as instalações elétricas, otimizando resultados e evitando possíveis danos.
O que é a estratificação do solo para aterramento?
A estratificação do solo para aterramento é uma técnica geofísica que visa a identificação de profundidade e condutividade elétrica do solo em que será realizado o aterramento, onde é possível detectar a presença de camadas diferentes de resistividade elétrica, como areia, argila, rocha, entre outras.
Como funciona?
A estratificação do solo para aterramento é realizada por meio de equipamentos específicos, como sondas, cabos blindados e terra taxa, que são conectados a um computador para receber os sinais eletromagnéticos e armazenar os dados. Após a identificação dos materiais presentes, podem ser recomendadas técnicas específicas de aterramento, tornando a solução adequada e eficiente para o problema.
Vantagens do uso da estratificação do solo para aterramento
- Redução de Custos: com a identificação das camadas de resistividade elétrica, é possível escolher o local mais apropriado para o aterramento, de forma a otimizar o custo de aquisição de materiais e mão de obra;
- Maior segurança: com a medição das propriedades do solo, é possível escolher a técnica mais adequada de aterramento, aumentando a segurança da instalação e evitando possíveis danos nas redes elétricas;
- Maior durabilidade: com o uso da estratificação do solo para aterramento, é possível realizar o aterramento corretamente, garantindo maior durabilidade e resistência ao desgaste no local de instalação.
A Pemac Engenharia possui especialistas capazes de realizar todos os procedimentos correlacionados à estratificação do solo para aterramento com excelência e precisão. Entre em contato para obtê-los prontamente e realize seu projeto elétrico com eficiência.