A PEMAC Engenharia se associa ao Green Building Council

O Green Building Council é uma organização não governamental sem fins lucrativos que representa a totalidade da indústria de construção, de forma balanceada e com base em consenso, cuja missão é desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green bulding em um processo integrado de concepção, implantação, construção, e operação de edificações e espaços construídos.

O GBC Brasil é um dos 21 membros do World Green Building Council, entidade supranacional que regula e incentiva a criação de Conselhos Nacionais como forma de promover mundialmente tecnologias, iniciativas e operações sustentáveis na construção civil.

O sucesso da atuação do GBCB pode ser medido pelo crescimento da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no Brasil. Em 2004, o selo recebeu o primeiro pedido de um empreendimento brasileiro e também da América Latina.

O GBC trabalha na divulgação das melhores práticas adotadas, incluindo tecnologias, materiais, processos e procedimentos operacionais, bem como promoverá o sistema de certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) no Brasil.

E é com muito prazer que a PEMAC Engenharia Elétrica e Consultoria se associa ao Green Building Council no desenvolvimento de melhorias para os processos construtivos atuais, viabilizando interesses econômicos com interesses ambientais.

Para maiores informações sobre o GBC Brasil clique aqui.

O Arco elétrico e o que diz a NR-10

Um arco elétrico ou arco voltáico é resultante de uma ruptura dielétrica de um gás a qual produz uma descarga de plasma, similar a uma fagulha instantânea, resultante de um fluxo de corrente em meio normalmente isolante tal como o ar.

Um termo arcaico para o arco elétrico é arco voltaico como usado na expressão ”lâmpada de arco voltaico”.

O arco elétrico ocorre em um espaço preenchido de gás entre dois eletrodos condutivos (freqüentemente feitos de carbono ) e isto resulta em uma temperatura muito alta, capaz de fundir ou vaporizar virtualmente qualquer coisa.

Exemplos práticos do nosso dia a dia os arcos elétricos são usados para soldagem, corte a plasma, e como uma lâmpada de arco voltaico em projetores de filme e holofotes. Fornos a arco elétrico são usado para produzir aço e outras substâncias. O Carbureto de cálcio é feito desta forma por requerer um grande aporte de energia para promover uma reação endotérmica (a uma temperatura de 2500 °C).

Arcos elétricos de baixa pressão são usados para iluminação, por exemplo na forma de lâmpadas fluorescente, lâmpadas de vapor mercúrio e sódio, lâmpadas de câmera de flash, monitores de plasma e letreiros de néon

Arcos elétricos indesejáveis podem levar a deterioração de sistemas transmissão de energia elétrica e equipamentos eletrônicos.

No item 10.2.10.2 da NR-10 diz: As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades considerando-se a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas. Para isso existem cálculos específicos e dedicados para definição da vestimenta correta resultante dos estudos de seletividade e arco elétrico.

Fonte: Wikipedia.org

 
 
Institucional Serviços Outras Informações    

Quem somos
Missão, Visão e Valores
História
Segmentos e presença
Competências
Certificações

Projetos Elétricos
Estudos
Laudos
Medição
Apoio a Obras
Comissionamento


Clientes

Cases
Notícias e Artigos
Contato
   
         
Endereço: Av. Maria Luiza Americano n° 779 - Sala 2 - Jardim Nossa Sra. do Carmo - São Paulo - SP - CEP: 08275-001 Fale Conosco: (11) 4786-2504  :  Pemac Engenharia    -   Todos os direitos reservados 2012